O segurado que fez contribuições ao INSS em valor superior ao teto do INSS (Previdência Social) pode pedir a restituição da quantia excedente. É necessário fazer um pedido à Receita Federal.

Qual é o teto do INSS?

O teto do INSS muda todo ano. Na tabela abaixo constam os valores desde o ano de 1994, quando entrou em vigor o Plano Real:

É possível pedir à Receita Federal a restituição das contribuições feitas com base em valores superiores a cada teto.

Se o salário do segurado é superior ao teto do INSS, é possível pedir a restituição?

Para os casos em que o salário ou a remuneração mensal (no caso de autônomos, profissionais liberais, etc.) supera o teto do INSS e as contribuições previdenciárias foram feitas em valor maior, é possível pedir a restituição.

Isso é comum quando há contribuições em mais de uma fonte. Temos de exemplo: em mais de um vínculo de  emprego,  ou  renda de salário e também como contribuinte individual, concomitantemente. 

As contribuições devem sempre respeitar o teto. No caso do empregado CLT a contribuição é progressiva. Isso quer dizer que a cada faixa salarial, a contribuição aumenta de 7,5%, 9%, 12% e 14% do valor do teto da Previdência. O teto sempre deve ser observado.

No caso de contribuintes individuais, o valor máximo a ser pago ao INSS é correspondente a 20% do teto da Previdência Social.

Tanto no caso dos empregados quanto dos contribuintes individuais, havendo pagamentos acima do teto, é possível pedir a restituição.

Quem tem dois vínculos de trabalho pode pedir a restituição dos valores pagos acima do teto?

Sim, quem faz mais de uma contribuição mensal em razão de atividades de trabalho distintas (concomitantes) pode pedir a restituição. Para isso, é necessário que a soma das contribuições mensais ultrapasse o teto do INSS.

Como fazer o pedido de restituição de contribuições acima do teto

O pedido de restituição das contribuições feitas acima do teto do INSS pode ser feito de forma online ou presencial.

Na modalidade online, o pedido pode ser feito clicando aqui.

Presencialmente, é necessário preencher o formulário chamado “Pedido de Restituição de Retenção Relativa a Contribuição Previdenciária” e se dirigir a uma unidade da Receita Federal.

Clique aqui para acessar o formulário

Como evitar contribuições acima do teto para quem tem mais de um vínculo de trabalho:

  • O segurado deve escolher a fonte pagadora principal (normalmente, o trabalho que gera a maior remuneração);
  • O segurado deve pedir aos demais empregadores que realizem as contribuições previdenciárias apenas quanto à diferença entre o salário da fonte pagadora principal e o valor do teto do INSS.

O procedimento está previsto na Instrução Normativa 971/2009 da Receita Federal.

Texto escrito por Sonilde Lazzarin e Victor Lazzarotto.

Autor

  • Advogada. Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutora em Direito, com Pós-Doutorado em Democracia e Direitos Humanos pelo Human Rights Centre – Ius Gentium Conimbrigae – Coimbra, Portugal. Acadêmica Titular da Cadeira nº 30 da Academia Sul-Rio-Grandense de Direito do Trabalho (ASRDT). Pesquisadora na área de Direitos Humanos. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital. Autora de livros e artigos científicos. OAB/RS 18.918 E-mail: sonilde@lazzarinadvogados.com.br. WhatsApp: 51 991932605.

Desenvolvido por WD Sites - Criação de Sites!