Site Meu INSS permite o acesso a diversos documentos previdenciários

Artigo escrito por Helena Lazzarin e Gabriela Badino

A Previdência Social tem disponibilizado diversas ferramentas digitais. O site “Meu INSS” – o qual fora recentemente restaurado – permite que os segurados cadastrem um login e senha para ter acesso a documentos como o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), a Carta de Concessão (do benefício previdenciário), o Histórico de Créditos, Resultados de Perícias, entre outros documentos. A ferramenta também apresenta outras facilidades, como a marcação de agendamentos, por exemplo.

Este artigo tem como objetivo demonstrar – através de um passo a passo – os procedimentos para a criação da senha e para o acesso ao site “Meu INSS”, bem como para acessar os documentos desejados (tendo em vista a atualização pela qual o site passou recentemente).

1º) O primeiro passo é entrar no site https://meu.inss.gov.br/.

2º) Clicar em “entrar”, no canto superior direito da tela; e, em seguida, em “LOGIN”.

3º) Clicar em “continuar”, caso apareça um aviso relativo à plataforma de autenticação.

4º) Clicar em “crie sua conta”.

5º) Na nova tela, será necessário preencher o formulário com o CPF, nome completo, telefone e e-mail do(a) segurado(a). Após, clicar nos ícones “não sou um robô”, “eu aceito os termos de uso e política de privacidade” e “continuar”.

6º) Nesta etapa, será necessário validar alguns dados pessoais, como data de nascimento, nome da genitora, etc.

7º) Validados os dados da etapa anterior, serão feitas algumas perguntas sobre o histórico previdenciário do(a) segurado(a), com o objetivo de confirmar a sua identidade. As perguntas são variadas e dizem respeito às questões de trabalho e previdência (será necessário confirmar, por exemplo, se recebeu algum benefício previdenciário nos últimos cinco anos; em que ano ocorreu a última contratação/assinatura na CTPS, etc.).

8º) Respondidas as perguntas referentes à etapa anterior, o site irá para a etapa “CRIE SUA SENHA”. A senha deverá conter pelo menos uma letra minúscula; uma letra maiúscula; um número; e conter, no total, nove ou mais caracteres. Confirmando a senha, aparecerá uma tela referente à “autorização de uso de dados pessoais”, onde será necessário clicar em “autorizar”.

Com isso, está criada a senha para acesso ao “Meu INSS”! A página inicial do site “Meu INSS” abrirá automaticamente, com o login já efetuado.

Caso precise acessar o site outras vezes, essa será a senha definitiva. Ela sempre será solicitada, junto com o CPF.

Na página inicial do “Meu INSS”, com o login efetuado, aparecerá uma coluna à esquerda, com todas as opções que a ferramenta apresenta: acesso ao CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), à Carta de Concessão (do benefício previdenciário), ao Histórico de Créditos, aos Resultados de Perícias, entre outros documentos. Basta clicar em cima da opção desejada e o documento abrirá com a opção de impressão.

Esperamos que este artigo tenha auxiliado na operação do site “Meu INSS”. A ferramenta é extremamente útil – e evita o desgaste de ir pessoalmente a uma agência do INSS para obter os mesmos documentos, agora disponíveis online.

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