Palestra sobre Assédio Moral no Trabalho foi ministrada para gestores da Instituição

Na quarta-feira (15/08), a Dra. Sonilde Lazzarin ministrou a palestra sobre Assédio Moral no Trabalho para um grupo de gestores do Sesc/RS. A atividade integrou a programação da Reunião Gerencial da Instituição realizada no Sesc Protásio Alves.

A atividade teve como objetivo esclarecer e conscientizar sobre a importância do cuidado e das ações a serem tomadas no ambiente de trabalho a fim de evitar que o assédio aconteça.

As consequências na saúde do trabalhador e o efeito no grupo de trabalho também foram pautas da palestra, que abriu espaço para o esclarecimento de dúvidas dos gestores sobre ações que podem ou não ser consideradas assédio moral.

Na ocasião, a Dra. Sonilde Lazzarin também desmistificou a consideração de assédio apenas nas relações verticais: chefe(s) sobre subordinado(s). O assédio pode ocorrer também nas relações entre colegas de mesma hierarquia, entre outras modalidades.

O que é Assédio Moral no Trabalho?

O assédio moral é a exposição, repetitiva e prolongada, dos trabalhadores a situações humilhantes e/ou constrangedoras durante o exercício de suas funções. Também pode ser denominado psicoterror ou terror psicológico.

O que fazer em caso de Assédio Moral no Trabalho?

Em caso de Assédio Moral no Trabalho, a vítima deve colher todas as provas possíveis e realizar denúncia ao empregador. É importante também que o trabalhador busque orientação jurídica e uma rede de apoio entre amigos, familiares e colegas – principalmente aqueles que presenciaram as ações do(a) agressor(a) – , além de apresentar denúncia a instituições e/ou órgãos de fiscalização, tais como a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia (MTE), as Superintendências Regionais do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho e a Justiça do Trabalho.

Desenvolvido por WD Sites - Criação de Sites!